segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Machismo no Rock: nossas musas o alimentam?


por William Amaral

Através desta nota, o ‘Ogro do Metal’ vem instigar o debate sobre o machismo no Rock. Até que ponto a exposição da beleza e da sensualidade feminina influi no sentimento do fã por uma banda? Acreditamos que seja “muito pouco ou quase nada”, uma vez que, assim como em um flerte, a atração pela beleza nos leva até certo ponto, mas se não houver um conteúdo, não há quem permaneça. Por exemplo: uma linda vocalista, com uma voz e/ou som que não agrade, se perderá no tempo e no insucesso.

Um ponto recorrente é a exposição de ensaios sensuais de algumas artistas. Pelo que consta, nenhuma delas foi coagida ou obrigada a ser clicada em poses picantes, mas, sem dúvidas, atraíram olhares para suas fotos e, consequentemente, ouvidos para suas músicas. Esse tipo de publicidade influencia a favor do machismo? Também acreditamos que não, uma vez que a maior parte de nossa sociedade já entendeu que ninguém pode, nem deve, ser desmerecido, muito menos desrespeitado, por algum trabalho digno, que não prejudique outrem. E quem não entendeu que desrespeitar uma mulher, ou qualquer outra pessoa, pode, e deve, responder na justiça.

Recentemente, fizemos um vídeo com fotos de algumas mulheres lindas do Rock/Metal (clique aqui para ver a matéria). E, a partir da divulgação do mesmo no Whiplash.Net, fomos chamados de machistas por mostrar as fotos que elas se propuseram a fazer e, ajudamos a divulgar seus trabalhos musicais, uma vez que citamos o nome da banda de todas.

Para finalizar: o que é o machismo? O dicionário nos diz que é o comportamento de quem não aceita a igualdade de direitos para o homem e a mulher. E onde se enquadram as pessoas que vivem a patrulhar ensaios sensuais femininos nas redes sociais, além de rotular as pessoas que curtem esses ensaios? Essas pessoas querem, de fato, censurar esse tipo de imagem? Querem censurar a opção de uma pessoa usar seu corpo para fazer algum tipo de trabalho? Querem negar esse direito às mulheres, classificando quem curte esse tipo de trabalho como machista?

Por favor, amantes do Rock e seus gêneros, nos digam o que pensam.