quarta-feira, 15 de julho de 2015

Legião Urbana: a verdadeira história por trás de “Faroeste Caboclo”?


“Faroeste Caboclo” foi lançada no terceiro álbum de estúdio do grupo Legião Urbana, “Que País É Este 1978/1987”, e teve a sua inspiração através da clássica canção "Hurricane", de Bob Dylan, no qual conta a história do boxeador Rubin Carter, que sofreu perseguição racial e passou 15 anos na prisão, acusado injustamente de triplo homicídio qualificado. “Domingo No Parque”, de Gilberto Gil, também influenciou Renato Russo na concepção desse grande enredo.

Com 178 versos e duração de 9min04seg, é a 3ª maior música da discografia da banda brasiliense, sendo superada por “Metal Contra As Nuvens”, com 11min28seg, e “Clarisse”, com 10min32seg.

Apontado como objeto de paixão platônica por parte do vocalista da Legião Urbana, o baixista Flávio Lemos, do Capital Inicial, afirmou em uma entrevista para a revista Flashback, em 2004, que “Faroeste Caboclo” nasceu através de uma história de ciúme envolvendo ele e Mariana, prima de Renato Russo, e que João de Santo Cristo seria um tipo de “alter ego” do próprio Renato nesse inimaginável triângulo amoroso. Confira abaixo.