terça-feira, 26 de maio de 2015

Scorpions: a história por trás da música "Lorelei"


A música “Lorelei”, lançada em 2010 pela banda Scorpions no álbum “Sting In The Tail”, faz referência a uma antiga lenda alemã, cuja origem nasceu de uma tragédia causada por desilusão amorosa e ganhou popularidade através da história "Lore Lay", escrita por Clemens Brentano (1778-1842), e que mais tarde foi transformada em poema por Heinrich Heine (1797-1856).

Lorelei era uma mulher de beleza extraordinária, que fazia todos os homens da região sucumbirem aos seus encantos. Por causa disso, começou a despertar a ira das mulheres e foi levada ao Bispo para interrogatório, que logo percebeu não se tratar de uma feiticeira, mas sim, de uma linda mulher que estava sofrendo por um marinheiro que a havia abandonado.

Penalizado com a situação, o Bispo propôs a Lorelei que fosse para um convento, e mesmo com o coração oprimido, ela aceitou. No caminho, escoltada por três cavaleiros, a bela mulher olhou para as águas do Reno e avistou uma embarcação, cujo comandante era o homem da qual ela sofria por amor, e então, se atirou do alto do rochedo de forma inesperada.

A partir daí, ela retornou como uma linda sereia, e passou a vingar-se de todos os navegantes que atravessavam aquele trecho específico do rio. Sentada no alto do penhasco, ela passava horas penteando os longos fios do seu cabelo, entoando uma linda canção com a sua melodiosa voz e contemplando o seu reflexo na água. Os navegantes, completamente enfeitiçados pelo irresistível canto da sereia, perdiam o controle dos barcos e naufragavam após colidirem contra as rochas.