quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Dream Theater: o vacilo de Hugh Syme na capa de “A Dramatic Turn of Events”


A capa do álbum “A Dramatic Turn of Events”, lançado pelo Dream Theater em 2010, mostra um homem em um monociclo no céu se equilibrando em uma corda bamba prestes a arrebentar. A arte foi assinada pelo designer gráfico canadense Hugh Syme, responsável por belas capas, como por exemplo, Roll The Bones (Rush), Youthanasia (Megadeth), Get A Grip (Aerosmith) e Retro Active (Def Leppard).

Até aí nada demais, se não fosse por um único detalhe: essa imagem era oriunda de um clipart de US$ 15, que já havia sido usada na capa do álbum “The 1st Chapter”, lançado em 2005 pela banda Circus Maximus. A imagem do homem no monociclo foi ligeiramente alterada, mas as semelhanças ficaram perceptíveis.


Vale lembrar que “A Dramatic Turn of Events” foi o primeiro álbum a contar com o baterista Mike Mangini no lugar deixado por Mike Portnoy, e o single "On the Backs of Angels", foi indicado ao “Grammy Awards” na categoria "Melhor Performance de Hard Rock/Metal", mas perdeu a batalha para a canção "White Limo", da banda Foo Fighters.