sábado, 8 de novembro de 2014

Rock: músicas eram gravadas em chapas de Raio-X na URSS


Na antiga União Soviética, o rock era proibido pelo Ministério da Cultura, que o considerava uma ameaça à juventude ao incentivar práticas como o alcoolismo, a violência, a liberdade sexual e mensagens contra o socialismo.

Os poucos discos que conseguiam chegar em território soviético, eram pirateados com bastante criatividade pelos fãs, gravando registros de áudio sobre exames de Raios-X descartados, quase sempre recolhidos das lixeiras hospitalares. Os discos de raio-x eram gravados um a um da mesma forma que antigamente se gravavam discos de acetato, com uma agulha riscando os sulcos.

Infelizmente, as autoridades do governo descobriram esse esquema e a distribuição tornou-se ilegal em 1958, com vários discos confiscados e dezenas de centros de produção e distribuição destruídos.


Vale lembrar que foi em Moscou que Klaus Meine teve a inspiração básica para criar a clássica canção "Wind Of Change". Veja essa história no link abaixo.

http://ogrodometal.blogspot.com.br/2014/06/scorpions-historia-por-tras-da-musica.html

Abaixo um vídeo de um destes discos tocando. Como o LP foi gravado em 78rpm e está sendo tocado a 33rpm, não estranhe o tom grave demais.