quinta-feira, 31 de julho de 2014

Titãs: "Nheengatu" e as incríveis coincidências nas capas


Em maio deste ano, a banda nos brindou com o excelente álbum “Nheengatu”, carregado de letras ácidas e um discurso reto e agressivo, abordando temas como pedofilia, racismo, homofobia e violência policial. A arte da capa, que retrata a Torre de Babel, foi baseada na pintura do artista belga Pieter Bruegel, sobre a torre mítica construída pelos homens para alcançar os céus, mas destruída pela ira de Deus, o que resultou na dispersão dos homens pela Terra, que então passaram a desenvolver idiomas próprios e não mais se entenderam. Pena não se tratar de uma coisa inédita, já que outras três bandas já haviam utilizado essa imagem nas capas dos seus respectivos álbuns: Comecon no álbum "Converging Conspiracies" (1993), Kipelov na capa do single Vavilon (2003) e The Aristocrats no álbum "Culture Clash" (2013).





Em 2009, a banda Titãs lançou “Sacos Plásticos”, seu 13º álbum de estúdio, e mesmo emplacando duas canções em novelas da Rede Globo, "Antes de Você" (Caras & Bocas) e "Porque Eu Sei Que é Amor" (Cama de Gato), o trabalho foi considerado fraco e muitos acreditaram que a banda, em termos artísticos, tinha literalmente chegado ao fundo do poço, mas mesmo assim, não deixou de apresentar mais uma coincidência, ao usar na imagem para a divulgação do álbum, a mesma idéia usada em 1969 pela banda holandesa de Rock Progressivo, Hair Zen.



Em 1999, a banda lançou o álbum  "As Dez Mais", e não há como negar  uma forte inspiração na capa do álbum "Definitely Maybe", da banda Oasis, lançado em 1994.



Em 1998, a banda lançou o álbum “Volume Dois”, e a coincidência agora foi ao contrário, ou seja, a arte da capa desse álbum é que serviu de inspiração para outra banda. E o pior foi que até um grupo de pagode entrou na jogada e também bebeu na mesma fonte. Repare nas capas dos álbuns “Minutes to Midnight”, lançado em 2007 pela banda Linkin Park, e "Sinais", lançado pelo Sorriso Maroto em 2009. Alguma dúvida?