segunda-feira, 28 de julho de 2014

Metallica: a história por trás da música "For Whom The Bell Tolls"


"For Whom The Bell Tolls" é a terceira faixa do segundo álbum da banda, Ride the Lightning, lançado em 1984, e foi composta por Cliff Burton, James Hetfield e Lars Ulrich. Aparece no S&M, álbum ao vivo da banda lançado em 1999 e gravado no Berkley's Community Theatre, juntamente com a Orquestra Sinfônica de São Francisco, e também na trilha sonora do filme Through The Never, lançado pela banda em 2013. Sua letra foi baseada no romance de mesmo nome do escritor Ernest Hemingway, que usando sua experiência pessoal como participante voluntário da Guerra Civil Espanhola, narra a história de Robert Jordan, um americano integrante das Brigadas Internacionais, que luta ao lado do governo democrático e republicano, recebendo a missão de dinamitar uma ponte. O título do livro faz referência a uma obra do pastor e escritor inglês John Donne chamada “Meditação 17” que trazia o trecho (“And therefore never send to know for whom the bell tolls; it tolls for thee”).

Em 1961, passando por vários problemas de saúde, Hemingway acabou com a sua própria vida através de uma espingarda que usava para matar pombos. Fez de forma semelhante ao seu pai, que em 1929, com a saúde abalada e em meio à crise financeira após a quebra da Bolsa de Nova York, também se suicidou com um tiro de pistola.

Sua obra foi eternizada no cinema em 1943 com um filme dirigido por Sam Wood, que teve Gary Cooper e Ingrid Bergman nos papéis principais. Influenciou até o nosso “maluco beleza” Raul Seixas, que batizou em 1979 seu 9º álbum de estúdio (e uma das canções também) com o mesmo nome do livro.

Vale lembrar que a canção "For Whom The Bell Tolls" foi usada para os créditos de abertura do aclamado filme Zombieland, lançado em 2009, cujo enredo gira em torno de dois homens lutando para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis.

Em maio de 2014, a banda sueca Sabaton lançou o álbum “Heroes”, e com ele, veio uma belíssima versão de “For Whom The Bell Tolls" como uma das faixas bônus, deixando muitos fãs entusiasmados e, inclusive, com algumas declarações de que teria ficado melhor do que a original. Será? Ouça no link abaixo e tire as suas próprias conclusões.