sexta-feira, 30 de maio de 2014

Journey: o famoso erro geográfico em "Don't Stop Believin'"


"Don't Stop Believin'" é uma canção da banda Journey, originalmente lançada em 1981 como um single do álbum Escape.

Em uma entrevista concedida para a New York Magazine, o vocalista Steve Perry explicou que a música surgiu durante uma série de shows em Detroit quando ele se viu em um quarto de hotel com uma baita insônia, olhando para fora da janela. ("Strangers waiting, up and down the boulevard / Their shadows searching in the night / Streetlights people, living just to find emotion / Hiding, somewhere in the night"). E acrescentou:

“Eu estava observando como as luzes estavam viradas para baixo, de modo que você não podia ver nada. De repente, eu vejo as pessoas saindo do escuro, e indo para a luz. E o termo 'streetlights people' veio até mim. Eu estava completamente mergulhado em Detroit quando comecei a escrever."

Uma curiosidade sobre a canção, é na parte da letra que menciona "born and raised in South Detroit" (nascido e criado no sul de Detroit), pois não há nenhum lugar na área de Detroit realmente chamado South Detroit. O local ao sul do centro de Detroit é a cidade canadense de Windsor, Ontário. Steve Perry comentou sobre esse fato na mesma entrevista: "Eu não estava muito preocupado em ser geograficamente preciso, tentei North Detroit, tentei East and West, mas não encaixava, daí coloquei South Detroit e me pareceu bonito. Eu amei a maneira que soou, apenas para descobrir mais tarde que realmente ficava no Canadá. Mas isso não tem a mínima importância"

Vale lembrar que em janeiro desse ano, de acordo com uma pesquisa feita pelo Insurance.com, "Don't stop Believin'" foi eleita como a melhor música para se ouvir dirigindo, ganhando de clássicos como “Bohemian Rhapsody” do Queen e “You Shook Me All Night Long” do AC/DC.